Título “Porque a ‘Inteligência
de Negócios’ é o Futuro?”
Autor: Daniel Câmara
Resumo: Inteligência de Negócios ou, em inglês, Business Intelligence (BI) é um ramo da tecnologia da informação focado
na coleta, monitoramento, organização e análise de informações, visando
auxiliar no processo de tomada de decisões estratégicas de uma empresa.
Tais informações analisadas, por sua vez, podem vir das mais
variadas fontes, como informações externas referentes aos consumidores, seus
hábitos e preferências, aos concorrentes, com as inovações e os eventuais
problemas pelos quais estejam passando, ou, simplesmente, informações internas
da própria companhia, como o histórico de vendas, por exemplo.
Cada empresa usa do BI para coletar e monitoras tais
informações como melhor lhe convir, classificando-as e transformando-as em
dados que poderão ser usados em estratégias futuras. Esse processo de
classificação é conhecido como gestão de conteúdo.
O BI pode ser utilizado para se analisar os dados dos mais variados
cenários e para os mais variados objetivos, como, por exemplo, coletar dados de
equipes de futebol, monitorando suas táticas, estilos de jogo e resultados;
identificando, assim, pontos fracos e fortes de cada seleção. Essa foi uma das
razões pelas quais a Alemanha venceu a Copa do Mundo de 2014.
Comentários
Postar um comentário