Pular para o conteúdo principal

04 - Raciocínio Baseado em Regras


Título: Desenvolvendo um Sistema Especialista baseado em regras para resolução de problemas na conexão de Internet no Software ExpertSinta

Autora: Fhabiana Thieli dos Santos Machado

Link: http://sites.setrem.com.br/stin/2012/anais/Fhabiana.pdf

Resumo: O estudo de Inteligências Artificiais se divide em três áreas: processamento de linguagem natural, criação de robôs inteligentes e o desenvolvimento de programas que se utilizem do conhecimento armazenado em seus sistemas para simular o comportamento de especialistas humanos – os chamados Sistemas Especialistas.
Inspirado pelo último, um projeto visa criar um Sistema Especialista para auxiliar usuários iniciantes a resolverem problemas básicos da conexão de Internet, como um cabo desconectado ou um modem desligado, por exemplo.
Programar um sistema como esse pode ser uma tarefa um tanto trabalhosa, mas para facilitar as coisas existe o Expert SINTA, uma ferramenta computacional que, nas palavras Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará: “[...] utiliza técnicas de Inteligência Artificial para geração automática de sistemas especialistas. Esta ferramenta utiliza um modelo de representação do conhecimento baseado em regras de produção e probabilidades [...]”.
Para poder criar o Sistema Especialista se utilizando da ferramenta em questão é necessário, primeiro, estabelecer as variáveis e os objetivos. Depois, geram-se as regras, que seguem a estrutura de algoritmo ao estilo “SE... ENTÃO”. E, por fim, estrutura-se a interface, como uma série de perguntas que o sistema fará ao usuário, para que assim, possa encontrar a resposta mais adequada ao problema.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

06 - Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Autor: Sérgio Eduardo Palmiere Fontes: https://www.embarcados.com.br/redes-neurais-artificiais-introducao/ https://www.embarcados.com.br/redes-neurais-artificiais/ MIND MAP

03 - Agentes Inteligentes

Agentes Inteligentes – Mind Map Links: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agente_inteligente https://en.wikipedia.org/wiki/Intelligent_agent

02 - Introdução à I.A.

Título : Inteligência Artificial Do Google Aprende Sozinha A Jogar Go E Derrota Campeão Mundial Autor: Felipe Ventura Link: https://tecnoblog.net/226376/alphago-zero-inteligencia-artificial-google/ Resumo: O AlphaGo , inteligência artificial desenvolvida pela DeepMind (uma subsidiária do Google ), foi criada há alguns anos com apenas um objetivo: aprender a jogar Go , um milenar jogo de tabuleiro que, embora em um primeiro momento pareça bem despretensioso, ele se revela infinitamente mais complicado do que o xadrez. Eis que a IA em questão executou muito bem o seu trabalho, derrotando campeões internacionais um após o outro. O AlphaGo conseguiu essa façanha por meio da análise de dados de mais de 100 mil partidas jogadas por humanos. Todavia, ela já tem um sucessor. Batizada de AlphaGo Zero , essa nova versão do programa se destaca pelo fato de que ela foi capaz de aprender – e a vencer – o jogo por conta própria, tendo sido programada apenas com as regras bási...